fbpx

Como Acabar com Pelos da Barba Encravado.

Publicado por Professor Tony Lima em

Fazer a Barba é tarefa diária para a maioria dos homens. Mas, nesta rotina de se barbear, alguns problemas acabam surgindo. E um deles, bastante comum, é a foliculite – inflamação de um ou mais folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer lugar da pele.Pelos encravados

“Popularmente conhecida como pelos encravado, a foliculite na área da barba, pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Porém a que mais comumente acomete os homens é a chamada foliculite mecânica, causada por maus hábitos na hora de barbear”, afirma a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Mas como identificar o problema? A médica explica que a foliculite da barba pode ser identificada pela vermelhidão no orifício do pelo ou pela formação de pequenas pústulas (bolhas de pus) na região. “Passar a lâmina no sentido inverso ao crescimento dos pelos, hábito muito comum entre os homens, principalmente os que fazem a barba diariamente, parece ser bom em um primeiro momento, mas essa manobra faz com que os pelos penetrem por baixo da pele antes de serem cortados, favorecendo o aparecimento da foliculite”, disse a dermatologista.

O ideal é passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos – o uso da lâmina no sentido oposto, pode fazer com que o pelo penetre na pele antes de ser cortado, predispondo ao aparecimento de foliculite – passando o menor número possível de vezes as lâminas sob a pele, pois quanto mais passar, maior o risco de traumas e irritação. Dra. Carolina ressalta também o cuidado com o aparelho de barbear. “É muito importante prestar atenção na lâmina de barbear, pois se ela estiver gasta, pode ferir a sua pele e provocar cortes. Recomenda-se trocar as lâminas após usar por no máximo cinco vezes.”

Nos indivíduos em que o pelo cresce de forma paralela à pele e em que a epiderme é mais espessa, o problema é mais intenso e frequente. De acordo com a Dra. Carolina, “a inflamação causa dor e incômodo, e, dependendo da intensidade e extensão, pode levar à formação de cicatrizes e manchas, daí a importância da Prevenção: e tratamento adequado.”

Para a dermatologista, a melhor hora para fazer a barba e logo após o banho. “A pele está mais macia e hidratada, levando à diminuição dos riscos de ferimentos. Além disso, os poros ficam mais dilatados e os pelos mais maleáveis, minimizando-se os traumas à cútis durante o barbear”, afirmou a médica. O ideal é utilizar água fria após o barbear, pois a água fria causa o fechamento dos poros e vasinhos, evitando sangramentos.

Outro cuidado importante ao barbear é o uso da Loção pós barba:, que auxilia o fechamento dos poros, ajuda a aliviar irritações provocadas pela lâmina e possui propriedades cicatrizantes. “Esses produtos possuem propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, adstringentes e hidratantes, podendo ser úteis para cada tipo específico de pele. Deve-se evitar as loções com álcool, pois as mesmas podem irritar e provocar ressecamento e ardor após o barbear”, explica Dra. Carolina.

CONFIRA OS DEZ CUIDADOS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA HORA DO BARBEAR:

  • 01:Use a lâmina no sentido do crescimento dos pelos;
  • 02:Passe o menor número possível de vezes as lâminas sob a pele;
  • 03:Inicie pela costeleta, depois bochechas e região maxilar, boca e por último o queixo, pois 04:geralmente os pelos demoram mais a amolecer neste local;
  • 05:Troque as lâminas do barbeador após usá-lo no máximo cinco vezes;
  • 06:Dê preferência para fazer a barba após o banho;
  • 07:Lave o rosto após o barbear com água fria;
  • 08:Lave a lâmina de barbear cada vez que passar no rosto, pois o acúmulo de pelos diminui           a eficácia do aparelho;
  • 09:Utilize Loção Pós Barba: Porém as sem álcool;
  • 10:Evite a espuma do sabonete, pois em alguns casos, pode irritar a pele provocando ardor e vermelhidão;
  • Escolha os melhores produtos indicados para o seu tipo de pele, de preferência indicado por um dermatologista.Leia Também como age o Formol nos Cabelos.
  • Gostou do Post Curtir!
  • Curtir Pagina:
  • fonte SBD: Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Anúncios

Professor Tony Lima

Professor Tony Lima, é instrutor de cursos livres. Começou dando aulas para seus próprios colaboradores em 2004, em um salão de beleza na zona sul de São Paulo. Criador do curso para instrutor 2.0 Sucesso de vendas na Hotmart. Atualmente dedica-se em atualizar e inovar seu curso online na internet, grava vídeos para YouTube, com conteúdo voltados a empreendedores que deseja criar um curso livres online ou presencial, além de ajudar a criar você aprende como vender, como divulgar como precificar, como aparecer no google, você também recebe todo material de apoio, para distribuir para seus alunos, tais como apostilas e orientações de quantos alunos deve receber por turma e mais uma série de assuntos importantes na ministração de um curso, Tony Lima já trabalho com cursos livres desde 2004, se sente totalmente seguro para esclarecer todas as suas dúvidas no decorrer das aulas, seu público alvo é cabeleireiros e barbeiros e profissionais que desejam dar aulas de sua profissão, inscreva-se para receber os conteúdos semanalmente

Faça uma pergunta aqui, ou mande uma mensagem pelo whatsapp https://wa.me/558994349867

%d blogueiros gostam disto: