fbpx

Aprenda a fazer Tratamentos, para cabelos, ai mesmo na sua casa,(apostilas estudos) para Cabeleireiros e Barbeiros iniciantes. isso se você já um de nossos alunos virtuais se não for cadastre-se ainda é Gratuito.

Tratamentos Para Cabelos.

-Cortar alguns poucos centímetros do cabelo é a solução mais acertada e definitiva. Mas, não adie essa solução. Quanto mais você esperar, mais vai ter que cortar ! Como soluções paliativas temos por exemplo condicionadores sem enxágue (leave-in) e reparadores à base de silicone.
-Para que seu tratamento fucione é necessário a prevenção então vamos as recomendações.
Uso de Shampoos profissionais.
Pentear corretamente, sempre começando pelas pontas e subindo apenas conforme nós e embaraços vão desaparecendo.
Hidratar regularmente em casa e fazer hidratações intensas periodicamente em um salão.
Utilização de protetores térmicos antes do secador e da prancha.
Uso de finalizadores de boa qualidade.
Aprenda a Identificar um Cabelo Saudável.
Cabelos saudáveis: cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas, que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.
Cabelos danificados: apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, produtos inadequados, tinturas, descoloração, alisamentos, etc.), além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca). Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, consequentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo. Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. É por isso que eles necessitam de um tratamento profundo e intensivo.
Pontas Duplas.
As pontas duplas ocorrem quando a parte exterior do fio do cabelo (cutícula) é removida e a parte interior do cabelo (córtex) fica totalmente exposta.[2] tal processo em geral se deve ao uso de shampoos comuns. Estima-se que após 3 anos de uso de shampoo comum de supermercado ou farmácia contendo tensoativos comerciais como lauril éter sulfato de sódio, lauril glicosídeo, lauril sulfato de amônio, coco betaína, oleil betaína e outros aniônicos e anfotéricos, sem fricção dos cabelos. O dano aumenta com a fricção, e, portanto, o tempo para surgimento as pontas duplas diminui.

No Banho

Lavagem do couro cabeludo apenas dia sim, dia não. Essa frequência de lavagens é suficiente para manter limpo o cabelo seco e ajuda a conservar melhor os seus óleos naturais.
Aplicação de champô ( champô (português europeu) ou shampoos (português brasileiro) ) para bebés, que seca menos o cabelo do que outros champôs.
Utilização de água tépida (temperatura um pouco acima da temperatura corporal) para a lavagem e enxaguamento do cabelo, a fim de evitar destruir os óleos protetores.
Enxaguar abundantemente o cabelo depois da aplicação do champô, pois este pode deixar resíduos que tendem a secar o cabelo.

Na cozinha

Abacate – hidrata as hastes do cabelo, alimentando-as em proteínas e tornando-as mais fortes. Mistura-se bem a polpa de um abacate maduro com 1 colher de chá de óleo de germe de trigo e 1 colher de chá de óleo de jojoba. Aplica-se o preparado no cabelo acabado de levar e espalha-se bem até às pontas. Cobre-se a cabeça com uma touca de banho ou um saco de plástico, espera-se 15 a 30 minutos e depois enxagua-se bem.
Maionese – constitui uma excelente alternativa ao abacate; contém ovo, que é uma boa fonte de proteínas para o cabelo. Aplica-se a maionese uniformemente sobre o cabelo e deixa-se aturar durante uma hora; em seguida, enxagua-se bem.

Bálsamos para o cabelo

Condicionador natural – mistura-se 60 g de azeite e 60 g de gel de aloé vera com 6 gotas de óleos essenciais de alecrim e sândalo. O azeite é um emoliente natural, o aloé vera hidrata, ao passo que o alecrim confere volume e suavidade ao cabelo (o sândalo é opcional – apenas para dar fragrância ao preparado). Deixa-se a mistura atuar durante uma ou duas horas e depois enxagua-se bem.

Utilização do condicionador – quando usado deve ser aplicado, primeiramente, nas pontas, onde o cabelo é mais seco. Em seguida, espalha-se progressivamente até ao couro cabeludo.

Aplicação de loção das mãos – se se tiver o cabelo muito crespo e estiver com pressa, não podendo recorrer a uma das técnicas anteriores, pode experimentar uma medida de emergência: aplica-se simplesmente um pouco de loção das mãos no cabelo, espalhando-a bem.

Secador

O secador não deve ser utilizado em excesso, assim como os alisadores ou frisadores elétricos e os rolos quentes, pois o calor fragiliza os cabelos, o que os torna quebradiços. Deste modo, recomenda-se deixar o cabelo secar ao ar.

Ao optar pelo secador, este deve ser regulado na posição média (ar morno), e não na máxima.

Escovação

Recomenda-se o uso de uma escova de cerdas naturais em vez de sintéticas. Os materiais sintéticos geram eletricidade estática, que torna o cabelo mais quebradiço.

Deve-se começar por escovar as pontas para desembaraçar o cabelo. Assim, evitará repuxar ou arrancar o cabelo ao penteá-lo de cima para baixo.

Depois de escovar as pontas, deve-se dar penteadelas em movimentos longos, desde as raízes até às extremidades, a fim de distribuir bem os óleos capilares naturais.

Fortalecimento.
Vitaminas do complexo B podem fortalecer o cabelo. Tome-se um suplemento de 50 mg de complexo B, duas vezes por dia com as refeições.

Selénio, um mineral que também contribui para uma boa saúde capilar, desde que consumido moderadamente, dado que a ingestão excessiva de selénio pode ser tóxica e um dos sintomas é a perda de cabelo. Castanha-do-pará é um fruto seco rico em selénio.

Óleo de onagra, óleo benéfico que pode ajudar a manter o brilho do cabelo. Experimente-se tomar 1000 mg três vezes por dia com as refeições principais. Este óleo contém um elevado teor de ácido gamalinolénico, que é um ácido gordo essencial.

Leia Sobre o Projeto Escola Aqui do Instituto Uni-Hair.

Trabalhe Conosco.

🔴ATENÇÃO🔴, se você é Cabeleireiro(a) Profissional, ou Barbeiro Profissional, e ainda não tá dando aulas você tá perdendo uma ótima OPORTUNIDADE, de acrescenta uma nova renda, e agregar valores, não vai ser difícil você já sabe tudo, então o que tá esperando, tem uma luz no fim do túnel, e ainda dá tempo de começar a executar este serviço, pois quem deve formar um Cabeleireiro, é nós que somos Cabeleireiros e não empresário que nunca pegou numa tesoura para ensinar, ou mesmo para aprender.

Continuar Lendo Sobre, Eu Quero dá Aulas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: