fbpx

7 ERROS Que te Impedem de Atrair e Fidelizar Novos Clientes.

Você gostaria de se tornar um profissional da beleza com uma agenda lotada o mês todo, capaz de atrair e fidelizar novos clientes, não importando em qual área da beleza que você atua ou até mesmo se você trabalha sozinho(a) ?

Você gostaria de atrair pessoas interessadas no seu serviço ou produto?

Eu tenho certeza que sim. Afinal de contas quem é o profissional que não quer isso. Não é mesmo?

Mas, a verdade é que existem grandes chances que você esteja cometendo erros nas suas redes sociais. E certamente isso está atrapalhando os seus resultados em conseguir atrair novos clientes. Por isso, é importante que você preste bem atenção, caso queria ter melhores resultados.

Volto a repetir, esses erros são cometidos por vários tipos de profissionais da beleza, tais como: Salão de Beleza, Clinicas de Estética, Designer de Sobrancelha, Manicures, cabeleiras(os) etc, etc, etc…

Vou listar alguns erros aqui:

1º ERRO – Postar somente fotos de Antes e Depois nas redes sociais

Olha, vou te falar esse erro é muito comum vermos. Independente da rede social, essa prática de postar somente antes e depois é muito comum.

PRESTA BEM ATENÇÃO!!!

Eu não estou falando que é errado postar Antes e Depois, é fundamental que você poste. Mas a grande questão é que, existem outros modelos de posts que conseguem trazer os mesmos resultados ou até quem sabe mais resultados do que você queria.

2º ERRO – Acham que não estão prontos o suficiente

Normalmente esse erro acontece quando o profissional esta começando a trilhar o caminho da beleza. Por se sentir um iniciante acaba não querendo fazer nenhuma publicação do seu trabalho, ou até mesmo com medo.

3º ERRO – Não ter uma PÁGINA.

Nooooossa, esse erro posso dizer que praticamente 90% dos profissionais comentem.

Não ter uma página no Facebook, é algo que pode com toda certeza lhe impedir de fazer muitas ações de impacto para o seu negocio.

A grande maioria utilizam um perfil no Facebook, tendo assim menos chances de conseguir atrair novos clientes. Existem grandes diferenças entre um perfil e uma página. Mais afrente eu explico.

4º ERRO – Não criam uma lista de clientes ou possíveis clientes

O que acontece nesse erro é que o profissional não tem um planejamento de controle de cliente. Como por exemplo um cadastro de cliente que contenham o nome, numero de whatsapp, e-mail e alguma observação a mais.

Só para você ter uma noção, um cadastro de cliente é responsável por praticamente 30% de um faturamento.

Ai você me pergunta como assim?

É isso mesmo se você tiver um cadastro e fizer o que precisa ser feito tudo da forma correta, com toda certeza você terá um aumento de pelo menos 30% em seu faturamento. Já já eu te explico melhor.

5º ERRO – Não criam ofertas suficientes boas

Esse é um erro muito comum entre os profissionais. Mas a verdade é que 80% dos profissionais da beleza não sabem fazer isso. Acham que criar um kit ou um pacote de serviço já é considerada uma oferta.

6º ERRO – Querem lucrar com a primeira visita do cliente.

Pois é, eu sei que lucro é muito bom e todo mundo quer! Mas a grande questão é que o seu foco precisa ser a fidelização do cliente e não somente no seu lucro.

PRESTA ATENÇÃO isso é muito sério: Quando você só presta atenção no lucro, uma certa hora você para de prestar atenção na qualidade do seu serviço. E com isso acaba perdendo clientes.

7º ERRO – Acham que o seu serviço é para todo mundo.

Esse é um dos erros mais cruciais que existe, e eu vou te explicar o por que.

Achar que o serviço é para todo mundo e não segmentar o que está fazendo pode colocar o seu negócio em grandes riscos, podendo chegar a falência.

Acredite o seu serviço ou produto não é para todo mundo, mesmo que você tenha vários serviços que podem ser para diferentes estilos de pessoas.

Eu poderia passar o dia todo falando sobre ERROS que são cometidos.

Fica tranquilo. Neste artigo, você vai aprender de uma maneira simples e didática em como não cometer esses ERROS, e a partir dai começar a ter resultados mais concretos.

Na verdade você vai aprender tudo o que normalmente é ensinado em uma parte de consultoria.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

1º ERRO – Postar somente fotos de Antes e Depois nas redes sociais

2º ERRO – Acham que não estão prontos o suficiente

3º ERRO – Não ter uma PÁGINA.

4º ERRO – Não criam uma lista de clientes ou possíveis clientes

5º ERRO – Não criam ofertas suficientes boas

6º ERRO – Querem lucrar com a primeira visita do cliente.

7º ERRO – Acham que o seu serviço é para todo mundo.

Como não cometer esses ERROS

1º ERRO: Volto a repetir que não é ruim postar Fotos ou vídeos de Antes e Depois. Pode continuar fazendo, mas o que você pode fazer é começar a diversificar um pouco nos estilos de postagens.

Dessa forma você começa a mostrar outras vertentes do seu trabalho.

Eu sei que você deve estar pensando: “Mas o que eu vou postar então”?

Pensando nisso eu criei um guia com 7 modelos e posts para te ajudar nessa missão

Clique aqui e faça o download do guia, ele é gratuito 

2º ERRO: Nesse ERRO eu posso ser sincero?

Olha só, você nunca vai estar pronto o suficiente.

É isso ai.

Sempre vai ter alguma coisa que você vai precisar aprender, a grande questão é que você precisa começar a se mostrar como uma profissional da área o mais rápido possível.

Sei que dá um pouco de medo no início, muitas vezes não se sentindo confiante o suficiente. Mas você precisa começar.

Primeiro comesse se mostrando presente nas redes sociais, comesse a postar conteúdos que remetem a sua área. Esse é o primeiro passo.

3º ERRO: Apesar de todos saberem da existência de páginas e perfis dentro do Facebook, acredite se quiser 80% dos profissionais ainda não sabem qual é a diferença entre eles.

Na verdade, se eu perguntar para você, eu já sei o que vai me responder.

Você falaria mais ou menos assim: “Essa é fácil, perfil é para pessoas, e a página é para empresa”.

CORRETO, você está certíssima. Mas não é somente isso, existem grandes diferenças onde grande parte dessa diferença pode lhe afetar de uma forma absurda.

Uma das grandes diferenças é que no perfil comporta somente até 5 mil pessoas e na pagina você pode ter ilimitados fãs. Mas esse tenho certeza que você já sabia.

Pontos e importantes é que a pagina lhe proporciona criar anúncios segmentados, usar a GeoLocalização, analisar mais a fundo as métricas de suas postagens, utilização de aplicativos, entre outras coisas. Já no perfil nada disso é permitido.

Não é 100% errodo você ter um perfil, é importante que tenha. Até poruqe uma vantagem de um perfil é poder participar de grupos.

Mas ai, nesse caso o que devo fazer? Essa é uma pergunta muito comum.

O que você pode fazer é ter os 2, ter uma página e um perfil. Mas a questão é que você vai direcionar todo o seu trabalho para a sua página.

CLIQUE AQUI E VEJA COMO ATRAIR E FIDELIZAR NOVOS CLIENTES USANDO O FACEBOOK.

4º ERRONesse quarto erro, o foco aqui é criar lista de clientes ou possíveis clientes. O que acontece aqui, é simplesmente o fato de praticamente 80% dos profissionais não pegam nenhuma informação da cliente depois do atendimento.

É fundamental que você crie um pequeno cadastro de clientes com:

Nome:

Numero de Whatsapp:

E-mail:

Ultimo serviço:

Quando você cria um cadastro e pega os dados dos clientes, você consegue ser muito mais assertivo em suas campanhas e promoções

Exemplo:

Imagine que eu tenha um Salão de Beleza, e eu acabei de criar uma OFERTA. Eu criei um PROMOÇÃO muito boa.

Nesse caso eu vou pegar os meus contatos e vou encaminhar essa promoção para eles. Vou encaminhar por e-mail, whatsapp e até mesmo pelo Facebook.

Percebe como é poderoso esse jeito de organizar.

Mas ainda assim existe a forma certa de enviar a promoção para os contatos.

Voltando para o exemplo.

No caso a PROMOÇÃO que eu criei não é para todo mundo, ou melhor dizendo não serve para todos os meus contatos. Nesse caso o que eu faço. Na hora de eu criar a minha lista, eu já organizo ela assim:

Contatos Loiras, Contatos Morenas, Contatos com cabelos cacheados, Contatos com cabelos compridos, etc etc etc…

Perceba que eu organizei meus contatos de forma segmentada. Então nesse caso quando eu criar uma PROMOÇÃO de algum pacote que eu criei para loiras, eu já tenho separadamente as pessoas para quem eu vou enviar essa promoção.

Quando você faz tudo isso e mesmo assim você não consegue vender, o problema nesse caso é a promoção ou a oferta como queira chamar, ela não é boa. E é justamente o próximo erro

Se quer aprender melhor como organizar uma lista pelo whatsapp baixe o guia gratuito

5º ERRO –  Esse quinto erro é muito comum também acontecer. Os profissionais não sabem criar ofertas que realmente sejam boas para os seus clientes. E com isso precisam dar descontos para manter eles.

Vou te contar um segredo, você não precisa dar desconto para ter uma promoção boa. A verdade é que muitos profissionais pensam que promoção é dar desconto.

Entenda de uma vez por todas, quando mais valor você coloca na sua promoção, menos desconto você precisa dar.

Por acaso você sabe qual a diferença de valor e preço?

Valor é a percepção que o seu cliente tem do seu serviço. Preço é o que ele paga.

Quanto maior a percepção do seu cliente (VALOR), menos ele vai pedir desconto. Vou te dar um exemplo prático.

Quando você for criar algum pacote ou kit de algum serviço, acrescente alguns brindes e bônus que você pode dar a mais para o seu cliente. Sempre entregue mais do que prometeu. Volto a repetir, quando você der mais do que o prometido o cliente tende a não pedir desconto.

6º ERRONesse erro a solução é o seguinte. Normalmente o profissional da beleza tende a querer lucrar na primeira visita do cliente. Não que seja errado em você querer lucrar, mas eu vou te explicar uma coisa que acredito ser a melhor solução.

Então, vamos lá!!!

Existe um processo de 4 ETAPAS que o cliente passa até ele realmente ser fiel ao seu negócio.  

Normalmente o profissional não pensa muito no depois. Ele quer saber de lucrar naquele momento. Mas o profissional precisa entender essas 4 etapas.

Esses 4 passos são:

1-Cliente frio

2-Cliente morno

3-Cliente quente

4-Cliente Fervendo

O Cliente frio, é aquele tipo de cliente que vai pela primeira vez no seu negócio. Ele foi em te conhecer, é aquele que por não te conhecer te traria por qualquer outro. Principalmente se esse outro lugar for mais barato.

O Cliente morno, é aquele que já foi pelo menos uma vez no seu negócio. Ele já te conhece, mas mesmo já te conhecendo ele ainda te troca por outro. Aqui você ainda não conseguiu convencer que o seu serviço é melhor que o da concorrência.

O Cliente quente, é aquele que confia em você, gosta muito do seu trabalho. Esse cliente já faz vários serviços com você. Massssssssss ainda assim ele te troca se encontrar algum lugar que cobre mais barato. Claro pensa 2 vezes, mas paira esse pensamento na cabeça dele.

Agora o Cliente fervendo, esse aqui é o TOP. Ele confia em você, não te troca por nada e ainda lhe indica muitos outros clientes. Esse cliente te vê como um especialista na área.

Percebe que esses 4 passos é um processo onde o cliente passa  automaticamente. Mas claro que você precisa estar atenta.

A fidelização do cliente acontece no meio desses 4 passos. É fundamental que você crie alguns tipos de brindes para que você consiga dar para seus clientes sem que eles estivessem esperando. E não caia na falácia de dizer que o seu diferencial é o seu atendimento, lembre-se atendimento bom não é diferencial e sim uma obrigação.

7º ERRONesse erro o profissional da beleza acha que o seu serviço é para todo mundo. E o erro está justamente ai. Cada serviço, cada pacote ou kit é destinado para um determinado tipo de público.

Deixa eu te explicar melhor, o que acontece é que quando o profissional cria algum pacote de serviço vamos supor que seja destinado para as loiras. Mas no final ele acaba oferecendo esse pacote para todos os contatos dele.

Isso é um erro muito grande, primeiro porque você acaba enchendo o saco de clientes que não são o seu público alvo para aquele pacote. Segundo que você não consegue ser assertivo na sua oferta. 

O que você pode fazer é separar os seus contatos por tópicos. Dessa forma quando você criar um pacote especifico, fica mais fácil de você oferecer pois você já separou os seus clientes.

Nesse exemplo do pacote para loiras, é tão obvio que você irá oferecer somente para as suas clientes loiras. E você fará da mesma forma quando for criar algum outro pacote que seja especifico para outro tipo de cliente.

Profissional, esses foram 7 ERROS de muitos outros que normalmente acontece.

Existe um ERRO muito comum entre os profissionais que é não saber utilizar o FACEBOOK da forma correta. A verdade é que o profissional não utiliza nem 10% do que o Facebook pode oferecer para ele.

E é exatamente por isso que eu criei um Livro digital para te ajudar a Atrair e Fidelizar novos clientes através do Facebook.

Clique aqui para saber como isso é possível.

Forte abraço e nunca esqueça “O sucesso só depende de você”

Criador: Alex Makoy – Especialista em Marketing de Conceito e Marketing Digital e Idealizador do Livro Facebook em Alta Performance voltado para Salão de Beleza e Clinica de Estética. Já ajudou centenas de empresários a alavancarem seus negócios sendo eles pequenos, médios e grandes. É apaixonado por empreendedorismo e acredita que esse tem a força necessária para transformar a vida das pessoas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: