O que significa a estrutura do cabelo? Apostila bem aprofundada sobre o Assunto indicado para Cabeleireiros e Barbeiros Iniciantes.


Além de queratina, melanina e ceramidas, o cabelo contém água, pentoses, fenóis , ácido glutâmico, valina, leucina, cobre, zinco, ferro, manganês, cobalto, cálcio e alumínio.

 

http://www.tricologia.com.br/img/estrutura_cabelo.gif
ESTRUTURA DO CABELO

Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo. Possui a mesma estrutura de todos os pelos do corpo humano, porém tem suas particularidades.

O cabelo é um fio queratinizado que cresce na pele dos mamíferos.

A haste do cabelo é a parte do fio que emerge do couro cabeludo. Podemos dividir o cabelo em três partes: cutícula, córtex e medula.
Cutícula

Camada externa do fio de cabelo que se divide de 5 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem as estruturas. Por serem transparentes nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.) As cutículas são parcialmente sobrepostas sobre si, podendo formar de cinco a dez camadas de placas. Essas placas, por sua vez, oferecem excelente proteção ao córtex.
Córtex

Região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:

ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompida através de ação química (como amônia, por ex.) e sua transformação é permanente naquele fio ou física (aquecimento) sua transformação é temporária.

Representa o coração do fio capilar. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pelo dependem de sua estrutura. O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pelo possui de 2 a 3 tipos de células do córtex. Esses tipos de células são:

ORTHO CÓRTEX: tem baixa quantidade da substância enxofre (menos que 3%).
PARA CÓRTEX: tem uma alta quantidade da substância enxofre (cerca de 5%).
MESO CÓRTEX: possui grande quantidade do aminoácido cistina.

Medula
É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um “direcionador” do novo fio em direção ao poro.

Oi Internauta  as Informações lhes foram úteis?

Se ajudou você pode ajudar mais alguém curta ou compartilhe…

Obrigado por ter vindo até aqui vou deixar um link do site que acho super importante pra você ler, tudo sobre TRICOLOGIA, (aqui) da uma olhadinha quem sabe você também pode gostar blz. vlw bjs do Tony Lima e até mais….

A Estruturara do Cabelo Apostila bem aprofundada sobre o assunto indicado para Cabeleireiros e Barbeiros Iniciantes.

Anúncios

||🔴||-Deixe um comentário ou uma sugestão de vídeo ou postagem para o Prof. Tony Lima👇

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Rua Benedetto Marcello 74 Pq Brasil SP Cep 04843-225 5511970948380 escolaunihair@hotmail.com Horário de Funcionamento. Segunda à Sábado das 09:00 as 16:00hs