Como Acabar com Pelos da Barba Encravado.


Fazer a Barba é tarefa diária para a maioria dos homens. Mas, nesta rotina de se barbear, alguns problemas acabam surgindo. E um deles, bastante comum, é a foliculite – inflamação de um ou mais folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer lugar da pele.Pelos encravados

“Popularmente conhecida como pelos encravado, a foliculite na área da barba, pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Porém a que mais comumente acomete os homens é a chamada foliculite mecânica, causada por maus hábitos na hora de barbear”, afirma a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Mas como identificar o problema? A médica explica que a foliculite da barba pode ser identificada pela vermelhidão no orifício do pelo ou pela formação de pequenas pústulas (bolhas de pus) na região. “Passar a lâmina no sentido inverso ao crescimento dos pelos, hábito muito comum entre os homens, principalmente os que fazem a barba diariamente, parece ser bom em um primeiro momento, mas essa manobra faz com que os pelos penetrem por baixo da pele antes de serem cortados, favorecendo o aparecimento da foliculite”, disse a dermatologista.

O ideal é passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos – o uso da lâmina no sentido oposto, pode fazer com que o pelo penetre na pele antes de ser cortado, predispondo ao aparecimento de foliculite – passando o menor número possível de vezes as lâminas sob a pele, pois quanto mais passar, maior o risco de traumas e irritação. Dra. Carolina ressalta também o cuidado com o aparelho de barbear. “É muito importante prestar atenção na lâmina de barbear, pois se ela estiver gasta, pode ferir a sua pele e provocar cortes. Recomenda-se trocar as lâminas após usar por no máximo cinco vezes.”

Nos indivíduos em que o pelo cresce de forma paralela à pele e em que a epiderme é mais espessa, o problema é mais intenso e frequente. De acordo com a Dra. Carolina, “a inflamação causa dor e incômodo, e, dependendo da intensidade e extensão, pode levar à formação de cicatrizes e manchas, daí a importância da Prevenção: e tratamento adequado.”

Para a dermatologista, a melhor hora para fazer a barba e logo após o banho. “A pele está mais macia e hidratada, levando à diminuição dos riscos de ferimentos. Além disso, os poros ficam mais dilatados e os pelos mais maleáveis, minimizando-se os traumas à cútis durante o barbear”, afirmou a médica. O ideal é utilizar água fria após o barbear, pois a água fria causa o fechamento dos poros e vasinhos, evitando sangramentos.

Outro cuidado importante ao barbear é o uso da Loção pós barba:, que auxilia o fechamento dos poros, ajuda a aliviar irritações provocadas pela lâmina e possui propriedades cicatrizantes. “Esses produtos possuem propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, adstringentes e hidratantes, podendo ser úteis para cada tipo específico de pele. Deve-se evitar as loções com álcool, pois as mesmas podem irritar e provocar ressecamento e ardor após o barbear”, explica Dra. Carolina.

CONFIRA OS DEZ CUIDADOS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA HORA DO BARBEAR:

  • 01:Use a lâmina no sentido do crescimento dos pelos;
  • 02:Passe o menor número possível de vezes as lâminas sob a pele;
  • 03:Inicie pela costeleta, depois bochechas e região maxilar, boca e por último o queixo, pois 04:geralmente os pelos demoram mais a amolecer neste local;
  • 05:Troque as lâminas do barbeador após usá-lo no máximo cinco vezes;
  • 06:Dê preferência para fazer a barba após o banho;
  • 07:Lave o rosto após o barbear com água fria;
  • 08:Lave a lâmina de barbear cada vez que passar no rosto, pois o acúmulo de pelos diminui           a eficácia do aparelho;
  • 09:Utilize Loção Pós Barba: Porém as sem álcool;
  • 10:Evite a espuma do sabonete, pois em alguns casos, pode irritar a pele provocando ardor e vermelhidão;
  • Escolha os melhores produtos indicados para o seu tipo de pele, de preferência indicado por um dermatologista.Leia Também como age o Formol nos Cabelos.
  • Gostou do Post Curtir!
  • Curtir Pagina:
  • fonte SBD: Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Anúncios

||🔴||-Deixe um comentário ou uma sugestão de vídeo ou postagem para o Prof. Tony Lima👇

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Rua Benedetto Marcello 74 Pq Brasil SP Cep 04843-225 5511970948380 escolaunihair@hotmail.com Horário de Funcionamento. Segunda à Sábado das 09:00 as 16:00hs